Produção Musical – Guia Rápido ORRA MEU!!!

GUIA RÁPIDO – ETAPAS DE PRODUÇÃO DE UM PROJETO (Full album, EP ou single)

1 – COMPOSIÇÃO
Todo projeto começa com a produção de material inédito composto pelo artista. Neste período, o objetivo principal é a formatação das linhas de base de uma nova canção ou canções. As bases de harmonia, melodia e letra – no caso de canções não instrumentais – devem ser montadas, gravadas e/ou escritas de forma que outros músicos ou produtores se guiem dentro dessa nova ideia. Ainda nessa fase, o estudo da estrutura da canção é algo a ser levado em consideração, tema, refrão, estrofes, solos devem ser posicionados na estrutura de forma sugerida. Outra coisa importante nessa fase é a pesquisa de sonoridades por conta do artista afim de guiar a produção. Artistas que já tem uma carreira firmada usam de referência além de seu próprio material prévio novas sonoridades que tenham afinidade com seu novo projeto. No caso de um artista/banda novo essa pesquisa de estilos, tendências e sonoridades é de extrema importância visando formatar seu estilo próprio.

2 – ENSAIOS / PRÉ – PRODUÇÃO
Avançando nesse guia rápido, chega a hora de desenvolver as ideias com músicos e produtores. Diversos projetos são desenvolvidos por bandas que tocam seu próprio material. Nesse caso não existe muito segredo além de ensaiar até que a nova canção seja executada de forma razoável. Geralmente, nessa etapa a música sofre mudanças e ajustes de melodia, harmonia e estrutura somando assim a identidade e influência musical de cada músico/produtor envolvido. A partir daí uma gravação multitrack é agendada para a pré-produção. O objetivo disso é produzir material gravado numa boa qualidade para que os músicos, compositores e produtores avaliem todos os itens que compõe uma produção bem sucedida. Após essa etapa todos envolvidos já deveriam saber o que fazer no dia da gravação do projeto em questão. Em caso de artistas que não tem uma banda fixa, existe a possibilidade de pré-produção “in the box” feita somente com um produtor com consentimento do artista. Nesse caso serão usadas instrumentos virtuais para que possa ser produzido um esboço satisfatório da canção. Ainda no caso de artistas que não tem banda, após a gravação da pré-produção “in the box”, será necessário a contratação de músicos para a gravação oficial do projeto.

3 – GRAVAÇÃO / CAPTAÇÃO
Com todo material em mãos, referências, gravação da pré-produção, músicos bem preparados seguimos para a captação de áudio profissional. Nessa etapa o músico deve executar suas tomadas de áudio de modo satisfatório para o produtor desse projeto específico. Nossa equipe de áudio, munida das referências previamente enviadas, irá produzir o áudio de acordo com a sonoridade a ser atingida.

4 – EDIÇÃO
Ao término de todas as captações se inicia o processo de edição. Esse processo visa a correção de pequenos, médios e grandes erros de execução por parte dos músicos. O processo de edição é uma etapa opcional, já que isso depende da qualidade da execução dos músicos envolvidos. Essa qualidade é proporcional ao empenho de cada músico envolvido no projeto na fase de pré-produção.
Portanto, se você pretende pular essa etapa em seu projeto estude bastante as músicas do projeto em questão

4.1 – EDIÇÃO – AFINAÇÃO DE VOZES
Ainda na fase de edição, existe a possibilidade de que projeto necessite de afinação de vozes. Esta também é uma etapa opcional e depende muito da qualidade da tomada feita na captação.

5 – MIXAGEM
Um dos processos mais importantes de produção é a mixagem. A mixagem consiste em combinar todas as tracks gravadas e visa o equilíbrio de volumes (planos), imagem estéreo, automação de canais etc…

6 – MASTERIZAÇÃO

ORRA MEU ESTÚDIOS - Site Oficial - Todos os direitos reservados 2017-2020
Website by Joao Duarte - J.Duarte Design - www.jduartedesign.com